(11) 2937-9180(11) 3436-1049   (11) 98117-8089

Cuidados com Escorpião

  •  6 de março de 2019
  •  Egberto Spioni
  •  

Com a proximidade do verão, principal época de reprodução dos escorpiões, a Divisão de Controle de Zoonoses de Limeira orienta a população sobre as medidas para prevenir o aparecimento desses animais nas residências. Os escorpiões são aracnídeos, de hábitos noturnos, que se alimentam principalmente de baratas.

A chefe da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, salienta a importância de cada morador avaliar seu imóvel e eliminar possíveis situações que tornem a residência atraente a baratas e escorpiões. “O lixo doméstico deve ser colocado em sacos plásticos ou cestos de lixo, devidamente fechados, para posterior coleta”, frisou.

Pedrina observou que os escorpiões podem se alojar nos mais diferentes locais de uma casa, desde uma fresta no muro até entre as folhas de canteiros ou jardins. Por esse motivo, ela reforça a necessidade de rebocar rachaduras em muros e paredes e vedar soleiras de portas com rolos de areia ou frisos de borracha. Quanto aos ralos, a orientação é colocar tela ou tampa do tipo abre/fecha.

Outros cuidados citados por Pedrina passam pela limpeza constante dos quintais e descarte de todo material inservível. Materiais de construção devem ser empilhados em pallets, afastados de paredes ou muros. “Ao manuseá-los, é preciso usar luvas de couro e sapatos fechados”, salientou.

A bióloga da Divisão, Daniela Coelho Terossi, informa que o escorpião de maior incidência em Limeira é o “escorpião amarelo” (Tityus serrulatus). O animal tem como particularidade a ocorrência apenas de fêmeas e todo indivíduo adulto pode se reproduzir sem a necessidade de acasalamento – fenômeno denominado partenogênese. Em cada ciclo reprodutivo, nascem cerca de 20 indivíduos que permanecem no dorso da mãe por 15 dias, até conseguirem se alimentar por conta própria. De acordo com a bióloga, a falta de predadores e a facilidade de adaptação ao meio urbano contribuem para a ocorrência desse animal na cidade.
ver noticia completa,click aqui

Compartilhe nas redes sociais