(11) 2937-9180(11) 3436-1049   (11) 98117-8089

Enchentes podem causar perigos para a saúde

O brasil vive um momento de muitas enchentes e alagamentos por todos os estados e cidades no país. São muitas as causas para os acontecimentos e catástrofes causados pela chuva, resultando em: pessoas desabrigadas, perda de bens e veículos, risco de doenças, dentre outros.

Um ponto bem interessante para discussão é a transmissão de doenças através das enchentes. A leptospirose é a doença mais comum que atinge as pessoas, pelo fato da água da chuva se misturar com a água dos córregos. Em um esgoto vive muitos hospedeiros, principalmente os roedores (maior transmissores de leptospirose), que eliminam as bactérias pela urina. No momento da enchente essa urina se mistura com a água da chuva, que acaba invadindo as residências. A euforia das pessoas para resolver os problemas causados pela enchente, acabam distraindo-as para o risco de doença. Uma pequena ferida nas mãos ou nas pernas já é o suficiente para a contaminação de bactérias.

A hepatite A é outra doença que pode surgir com as enchentes. Ela aparece quando a água da chuva e dos córregos se misturam com as fezes dos humanos e dos animais.

Sempre que houver enchentes e alagamentos perto de onde você está, é aconselhável se estabilizar em um lugar mais elevado e não deixar que a água contaminada entre em contato com a sua pele de jeito nenhum.

Enchentes trazem doenças.

Acesse nosso site: Clique aqui

Compartilhe nas redes sociais