
Que pózinho é esse?
Quando alguém faz esta pergunta, prepare-se: pode ser cupim ou pode ser broca.
Olhe como identificar um ou outro:
- Tem um pozinho no meu armário.
- Encontrei um montinho de grânulos no meu guarda-roupa.
Quem já não observou estas ocorrências dentro de casa, ou embaixo da porta, dentro de um armário ou no telhado? Este “pozinho” na verdade, pode ser muito diferente e servir para identificar o inseto que está atacando o seu patrimônio. Fique atento para as principais diferenças entre os “pozinhos” para que possa identificar a melhor maneira de controlar estes insetos.
Qual inseto está atacando?
Broca de Madeira
Se você encontrar um pó fino semelhante a talco, ou uma serragem pequena trata-se de um ataque de broca de madeira. As brocas de madeira são besouros cujos ovos são depositados em peças e estruturas de madeira, bambu, cana da índia, etc. Ao eclodirem as larvas, estas iniciam sua alimentação realizando galerias na peça de madeira infestada e expelindo um pó fino originado desta atividade. Quando cessa o aparecimento do pó, a larva completou seu desenvolvimento e se prepara para pupar. Após algumas semanas ou meses (dependendo da espécie), emerge o adulto e o ciclo da vida continua.

Larva de uma broca de madeira (besouro) e o pó decorrente de sua atividade.
Cupim de madeira seca
A presença de grânulos secos e duros, indica atividade de cupins de madeira seca. Estes grânulos são fezes, expelidas das galerias realizadas na estrutura ou peça de madeira. A coloração pode variar conforme a cor da madeira. As fezes escuras (quase pretas) sugerem uma atividade ocorrida há alguns anos e que revoadas de cupins alados (reprodutores) já devem ter ocorrido. Nesta fase não encontramos mais insetos, somente os danos ocasionados.
