• 10 de junho de 2021
  • fabricio
  • 0
Broca de madeira:

Que pózinho é esse?

Quando alguém faz esta pergunta, prepare-se: pode ser cupim ou pode ser broca.

Olhe como identificar um ou outro:

  • Tem um pozinho no meu armário.
  • Encontrei um montinho de grânulos no meu guarda-roupa.

Quem já não observou estas ocorrências dentro de casa, ou embaixo da porta, dentro de um armário ou no telhado? Este “pozinho” na verdade, pode ser muito diferente e servir para identificar o inseto que está atacando o seu patrimônio. Fique atento para as principais diferenças entre os “pozinhos” para que possa identificar a melhor maneira de controlar estes insetos.

Qual inseto está atacando?

Broca de Madeira

Se você encontrar um pó fino semelhante a talco, ou uma serragem pequena trata-se de um ataque de broca de madeira. As brocas de madeira são besouros cujos ovos são depositados em peças e estruturas de madeira, bambu, cana da índia, etc. Ao eclodirem as larvas, estas iniciam sua alimentação realizando galerias na peça de madeira infestada e expelindo um pó fino originado desta atividade. Quando cessa o aparecimento do pó, a larva completou seu desenvolvimento e se prepara para pupar. Após algumas semanas ou meses (dependendo da espécie), emerge o adulto e o ciclo da vida continua.

Larva de uma broca de madeira (besouro) e o pó decorrente de sua atividade.
Cupim de madeira seca

A presença de grânulos secos e duros, indica atividade de cupins de madeira seca. Estes grânulos são fezes, expelidas das galerias realizadas na estrutura ou peça de madeira. A coloração pode variar conforme a cor da madeira. As fezes escuras (quase pretas) sugerem uma atividade ocorrida há alguns anos e que revoadas de cupins alados (reprodutores) já devem ter ocorrido. Nesta fase não encontramos mais insetos, somente os danos ocasionados.

Operário e grânulos (fezes) de cupim de madeira seca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *