• 10 de junho de 2021
  • fabricio
  • 0

Cupim de madeira seca

Os cupins normalmente atacam a madeira pelo caminho mais fácil, deteriorando em primeiro lugar, o lenho mais mole, até tornar-se escasso, passando então, a deteriorar o lenho mais duro.

Eles constroem inúmeras galerias dentro da madeira, por onde circulam livremente e produzem pequenos grânulos ovalados (fezes), que são acumulados em uma câmara (cavidade) próxima à superfície da madeira e que, de tempos em tempos, são descarregados para fora da peça atacada, como forma de limpeza das galerias.

Cupins subterrâneos

Os cupins subterrâneos são assim denominados por construírem seus ninhos no solo e em vãos estruturais, como caixões perdidos em edifícios, vácuos entre lajes, paredes duplas, ou qualquer outro espaço confinado que exista em uma estrutura.

O sinal típico de ataque dos cupins subterrâneos são os caminhos (túneis) que eles fazem sobre a alvenaria ou outro material. Feitos de terra, fezes e saliva, estes cupins constroem verdadeiros túneis que os protegem de predadores, perda de água, entre outros contratempos. Arraste a estante e verifique se na parede não existem estes túneis. Se não tiver, seu móvel está infestado por cupim de madeira seca, bem mais fácil de tratar.

Biologia

Esta praga possui sua estrutura social formada por reis, rainhas, operárias, soldados e alados, onde os indivíduos têm função de proteção e trabalho, enquanto o restante, de reprodução e perpetuação da espécie.

Uma vez por ano ocorre o voo nupcial, denominado revoada (chamados de “siriris” ou “aleluias”), que normalmente ocorre no início da primavera, período em que existe uma grande umidade no ar, sendo visível normalmente entre as 17h00 e 20h00. Após a revoada são formados novos casais reais que darão origem a novas colônias, aumentando a infestação e intensificando os prejuízos.

Organização social dos cupins


Operário

Milhares de ovos são produzidos anualmente pela rainha e são cuidados pelos operários. Dos ovos nascem as ninfas, que são alimentadas por substância regurgitada pelos operários. Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.


Soldado

Os soldados são estéreis e cegos. Sua única função é realizar a proteção do ninho e de todos os demais membros da colônia.

Em seu estágio final, os soldados apresentam uma cabeça grande com fortes mandíbulas. São geneticamente programados para proteger a colônia contra o ataque de


Reis / Rainhas

Os reis e as rainhas são as castas sexuadas necessárias à reprodução e, consequentemente, à perpetuação da espécie. São os mais importantes membros da colônia. Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *