• 10 de junho de 2021
  • fabricio
  • 0

Existem 2.000 espécies de formigas no Brasil, no entanto cerca de 30 são consideradas pragas. Aquelas formiguinhas que observamos na cozinha e nos quintais são aproximadamente 20% a 30% das formigas do formigueiro; o restante não sai do ninho e por isso nunca é visto por nós. Causam muitos problemas quando invadem casas ou apartamentos, atacando alimentos, provocando danos às estruturas, espalhando micro-organismos transmissores de doenças, infestando e contaminando residências, hospitais, clínicas, laboratórios, hotéis, restaurantes etc.

As formigas remetem à organização e trabalho em equipe. O formigueiro é composto por uma ou mais rainhas, operárias e reprodutores. A única forma de acabar com um formigueiro é eliminando a rainha. Sua alimentação é variada, podendo ser baseada em carboidratos, açúcares e proteínas que podem ser encontrados em diversos ambientes.

Se reproduzem e se espalham com alta eficiência, deixando um número grande de descendentes, o que muitas vezes justifica grandes infestações, contribuindo de forma intensa para processos de disseminação de patógenos e contaminação de ambientes, utensílios e alimentos.

Eliminar uma rainha não é uma tarefa fácil e quando se mata formigas sem um planejamento adequado, a rainha passa a colocar mais ovos aumentando o tamanho da colônia, criando novas formigas e causando ainda mais problemas.

No brasil as principais espécies de formigas urbanas são:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *