• 10 de junho de 2021
  • fabricio
  • 0

Os carunchos são besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e farelos, chás e outros produtos desidratados. Infestam também produtos industrializados como massas, rações de animais e biscoitos. A ação desses insetos nos produtos armazenados influencia diretamente na sua qualidade e quantidade, reduzindo o consumo e o valor comercial. Ao infestarem produtos armazenados encontram o ambiente propício para proliferação (abrigo, temperatura e umidade). Possuem elevado potencial reprodutivo e alta capacidade adaptativa. Os carunchos são divididos em dois grupos:

Pragas primárias:

O adulto rompe a película protetora do grão e deposita um ovo no interior do mesmo. A larva eclode e se alimenta no interior do grão e só o deixam quando atingem a fase adulta.

Pragas secundárias:

Alimentam-se da parte externa do grão ou, quando danificados, pelas pragas primárias. Infestam farelos, farinhas e rações. A fêmea deposita seus ovos externamente ao substrato, as larvas eclodem desenvolvendo-se livremente ou internamente no grão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *