• 10 de junho de 2021
  • fabricio
  • 0

São insetos que causam danos a roupas, papéis, livros, estofados e grãos, considerados como “traças”. São espécies distintas que podem ser diferenciadas de acordo com o local de infestação e com identificação.

Traças dos livros ou traças prateadas são insetos da Ordem Thysanura; traças das roupas e traças de produtos armazenados são da Ordem Lepidoptera. As traças de livros estão espalhadas por todo o mundo e existem cerca de 370 espécies. Não apresentam asas, são de tamanho pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm), corpo alongado e achatado, com duas longas antenas e três filamentos caudais. Consomem diversos produtos que encontram dentro das casas, como farinhas, papéis e tecidos.

De hábito noturno, vivem preferencialmente em ambientes escuros e úmidos. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último o principal veículo de dispersão da praga, levada junto a livros e utensílios domésticos em mudanças.

Os adultos chegam a viver por mais de quatro anos. Os ovos eclodem em aproximadamente 10 a 60 dias, demorando em média 2 a 3 meses até chegarem à fase adulta.

As traças das roupas (Ordem Lepidoptera) são pequenas mariposas. Nas principais espécies encontradas em ambiente urbano, após saírem de seus ovos, as lagartas constroem um pequeno estojo achatado para sua proteção. Dentro desta proteção, a lagarta se desenvolve se alimentando principalmente de tecidos, roupas de lã, estofamentos, entre outros, sendo atraídas por peças sujas.

Geralmente são encontradas em paredes ou armários residenciais. Depois de sua fase de crescimento, a lagarta constrói um casulo, de onde surgirá a mariposa. O adulto não se alimenta mais de tecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *